Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Saudade... boa ou ruim?

Sei que pelo título muitas pessoas já falariam de cara "Nossa, é claro que a saudade é ruim!"
Bem eu não penso assim... Claro que a saudade tem seus pontos negativos, como tudo nessa vida, mas também tem seus pontos positivos, ou será que vocês nunca se pegaram sorrindo ao se lembrar de alguém? Aposto que já!
Bem, ainda devem haver algumas divergências imperando, portanto, vou explicar...
De fato, a saudade não é um sentimento confortável, já que você sente falta de uma pessoa que gosta... Aliás não precisa nem ser necessariamente uma pessoa, pode ser um bicho de estimação, um objeto, ou até algo abstrato como um sentimento.
Porém, levando em consideração que você só sente saudades daquilo que realmente gosta, então a saudade é como uma prova real de uma amizade, de um amor e etc.
Onde quero chegar com isso? Bem, se você sente saudade de algo ou alguém isso quer dizer que esse alguém te faz falta em algum momento específico, senão todos, de sua vida.
Portanto a saudade, a meu ver, também é um sentimento que pode ser usufruído pelas pessoas.
É claro que existem excessões, como pessoas queridas que nós eventualmente perdemos pra algo natural que acontece e acontecerá com todos um dia, a morte. Esse tipo de saudade eu incluo na regra de "Saudade que não pode ser boa", mas sei que talvez eu possa estar exagerando um pouco já que, mesmo que não tenhamos aquela pessoa fisicamente, espiritualmente ela sempre estará conosco... A morte não é algo como uma barreira, mas é mais como um estágio por onde todos temos que passar. Quando sentimos saudades dessas tais pessoas que já não podem estar ao nosso lado fisicamente realmente sentimos uma saudade muito grande, algumas pessoas podem até sentir uma dor incomparável por nao poderem ter de novo seu ente tão querido ou seu companheiro com quem contruiu uma vida inteira de felicidades e desafios. Porém são nesses momentos de saudade que nos lembramos de todas as coisas boas que passamos com essas pessoas e que podemos sorrir, rir e chorar de emoção.
E na verdade é isso que essa pessoa que não está mais entre nós quer, que sigamos nossas vidas felizes, que nos lembremos delas em sua plenitude e felicidade perpétua pois com certeza elas estão em um lugar melhor e querem que você sinta a felicidade que eles sentem.
Então, saudade... boa ou ruim?
Depende da sua escolha... realmente é uma coisa bem relativa, como tudo o é. Se você escolhe viver toda a sua vida por lembranças, mesmo que de valor inestimável, você não sairá do lugar, será como uma estátua, mostrando sempre as mesmas emoções e passando os mesmos sentimentos ao seu próximo, e não é assim que deve ser.
Devemos sim, nos lembrar de quem amamos, mas sem deixar que isso interfira em nossas vidas.
Devemos sim, nos lembrar de quem perdemos mas sempre tendo em mente que essa pessoa quer nos ver feliz, saudável e quer que tenhamos uma vida longa e abençoada.
Respondendo a pergunta, pra mim a saudade é tão boa quanto ruim, pois é necessário saber administrá-la. Acho até que deveriam existir cursos pra isso, administrar suas saudades...
Agora, tendo tudo isso em vista, façam sua escolha... A saudade, é boa ou ruim?

Um comentário:

Letícia Lannes disse...

Já dizia Marisa Monte "Estou com sintomas de saudade
Estou pensando em você
Como eu te quero tanto bem
Aonde for não quero dor
Eu tomo conta de você
Pois te quero livre também
Como o tempo vai o vento vem"